Dois tipos de crescimento

A mente humana foi desenhada pela evolução para pensar de forma linear. Pensamos que o esforço e tempo investidos em algo são recompensados justamente, isto é, quanto mais nos esforçamos, mais ganhamos; e tanto mais ganhamos quanto mais esforço fazemos.

Este tipo de padrão de pensamento revela um crescimento linear, ou seja, um crescimento em que há um aumento proporcional entre o que se faz e os resultados. Imaginemos o crescimento da nossa habilidade de jogar futebol pelo tempo investido.

Screen Shot 2015-05-15 at 11.47.09

Figura 1: Crescimento Linear

Neste tipo de pensamento, o progresso é sempre proporcional, mais uma unidade de investimento dá mais uma unidade de progresso.

Agora imaginemos o crescimento de outra coisa. Imaginemos o crescimento de utilizadores da internet. O gráfico deste crescimento seria muito diferente:

Screen Shot 2015-05-15 at 11.47.34

Figura 2: Crescimento Exponencial

Isto é crescimento exponencial, outro tipo de crescimento. Conforme cada pessoa adopta a internet, esta pessoa publicita-a a outras pessoas, que a adoptam e a publicitam,  numa espécie de bola-de-neve que se transforma em avalanche.

A maior parte das pessoas esperam crescimento linear, sempre. Esperamos que a maior parte das coisas se desenvolva na mesma direção e à velocidade do passado. A tecnologia viola essa expectativa.

 

A tecnologia não cresce de forma linear

Velocidade

Quase nada é exponencial para sempre. A maior parte das coisas são exponenciais só durante parte do seu ciclo de vida. A tecnologia é uma delas, as empresas outra.

Nenhuma empresa chega a valores perto do infinito, como chegaria com crescimento exponencial continuado. Eventualmente o mercado está saturado ou a competição estabiliza o crescimento. Porém, para vários tipos de empresas, o crescimento exponencial pode existir durante larga parte do seu ciclo de vida. Em baixo, um exemplo: a valorização da Apple manteve-se constante 8 anos e depois aumentou 130 vezes em 15 anos.

Screen Shot 2015-05-15 at 11.47.43

Figura 3: Crescimento do Valor das acções Apple 2001-2015

Mas não só empresas crescem exponencialmente. O mesmo padrão é visto no crescimento PIB mundial, como Nick Bostrom demonstra no seu livro:

Screen Shot 2015-05-15 at 11.47.48

Figura 4: Crescimento PIB Mundial

Até 1980 o PIB mundial mantem-se perto de 0. Em 1980 começamos a ver o efeito da explosão de população e ideias, e em 20 anos o PIB mundial aumenta 45 vezes.

O crescimento da população mundial também tem uma forma exponencial.

Screen Shot 2015-05-15 at 11.47.56

Figura 5: Crescimento População Mundial

Nos 800 anos de 1050 até 1850 a população humana manteve-se constante. Depois, em 150 anos aumentou 7 vezes.

O crescimento exponencial significa que tudo acontece mais rápido que o esperado.

 

A tecnologia cresce de forma exponencial

A tecnologia cresce de forma exponencial.

Veja-se este gráfico da penetração da internet:

Screen Shot 2015-05-15 at 11.48.03

Figura 6: Crescimento Penetração Internet

Ou este do número de microprocessadores em hardware de computadores, que tem duplicado todos os anos. (Os microprocessadores são um factor limitante da capacidade dos computadores.)

Screen Shot 2015-05-15 at 11.48.08

Figura 7: Crescimento de microprocessadores

O crescimento da tecnologia é exponencial:  a cada ano torna-se possível processar informaticamente 60% de tudo o que foi processado de informaticamente antes desse ano. Se os seres humanos cresceçem em altura desta forma, então se tivessem um metro aos 10 anos, aos trinta e três anos depois teriam o dobro da altura do Monte Evereste.

As nossas mentes estão habituados a pensar de forma linear, e portanto a nossa reacção é que “Quando o problema aparecer, vamos resolvê-lo, com tempo”. Devido ao crescimento ser exponencial, o problema dos impactos da tecnologia futura não vai aparecer ao longo de vários anos. Quando aparecer já será tarde de mais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s